.

Sobre Jayapataka Svami

Istagosthi Virtual » Noticias y Pasatiempos » Diarios Trascendentales » Victory Flag - SS Jayapataka Swami » Sobre Jayapataka Svami « Previo Próximo »

Autor Mensaje





Web Servant

Nombre de Usuario: Admin

Mensaje Número: 2370
Registrado: 12-2002
Enviado Martes, 06 de Diciembre de 2011 - 07:47 pm:   

Queridos Devotos e Devotas
Por favor aceitem minhas reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Alguns meses atrás estive no Chile aproveitando para encontrar-me com Jayapataka Swami que visitava aquele país. Desde o acidente vascular cerebral dele eu ainda não o tinha visto. Ao encontrar-me com ele fiquei muito impressionado e pensei em escrever algo a todos vocês. Mas, preferi não fazê-lo porque a impressão que tive me tocou muito profundamente e eu não fui capaz de transformá-la em palavras de um texto.

Um pouco antes de adoecer ele visitara Natal no Rio Grande do Norte, lá nós combinamos que da próxima vez que viesse ao Brasil ele iria a Campina Grande. Quando seus secretários anunciaram que ele viria a América do Sul nós tentamos fazer vários arranjos para sua visita ao nosso projeto em Campina, mas ele preferiu deixar o Nordeste para uma próxima oportunidade.

Recentemente, em Mayapur, tive a chance de encontrar-me com ele outra vez. Ele mandou convidar todos os alunos e professores do "Mayapur Institute". Como eu estava participando como professor no Curso Bhakti Vaibhava em português no Instituto, também fui.

Desta vez não fiquei menos impressionado que no Chile, porém, me senti mais seguro de compartilhar com vocês os sentimentos mais íntimos a respeito do que vi tanto lá como em Mayapur. Confesso que o fato de vê-lo viajando, pregando e esforçando-se tanto para estar com os devotos e servir Prabhupada, apesar das sequelas provocadas pelo problema de saúde do qual foi vítima, causou uma mudança significativa dentro de mim. Conversei com alguns devotos amigos, mas precisava conversar sobre isso com alguém mais experiente na consciência de Krishna. Como recentemente passei 20 dias com Hridayananda Maharaj nos Estados Unidos, aproveitei para discutir com ele minhas impressões particulares. Ele também me revelou ter ficado muito impressionado em todas as várias vezes que o viu depois do acidente, e me disse: "Ele representa alguém que realmente vive a experiência prática da diferença entre o corpo e a alma!" Era exatamente o que eu percebia.

A inteligência e a memória transcendentais de Jayapataka Swami não parecem ter sido afetadas pela violenta enfermidade que o vitimou. Seu corpo, no entanto, apresenta muitas limitações. Ele depende de outros para as atividades mais simples e corriqueiras de qualquer pessoa.

No Chile, ao saber que eu estava presente, mandou me chamar na hora da prasada. Falando com dificuldade, ele perguntou se eu estava bem e em que ele poderia me servir... Emocionado como estava, eu não consegui dar nenhuma resposta coerente, além de corresponder ao abraço que ele me deu. Depois perguntou pelo Brasil, perguntou quantos centros estão abertos, se o programa Bhakti Vrksa está sendo levado a cabo em nosso país... Falando em espanhol, introduziu charmosamente expressões em português como "tudo bem" e "tudo jóia". Contou, rindo e para todo mundo, que uma vez chegou no aeroporto do Rio de Janeiro e não havia ninguém para recebê-lo, que ele não tinha nenhum número de telefone de contato no Brasil e que ficou olhando para um lado e para o outro sem saber para onde ir... Que um rapaz se aproximou e perguntou-lhe "- O senhor é Jayapataka Swami?" Ao que ele respondeu que sim, pensando que teria sido alguém enviado pelos devotos. Ao esclarecer que não era, o rapaz disse: "Eu sei onde é o Templo, posso levar o senhor lá." Ele aceitou e chegou no templo dessa maneira...

Tanto no Chile como em Mayapur, Jayapataka Swami demonstrou ser um cavalheiro de alto nível de polidez e educação. Ele é muito atencioso com todos, mas, especialmente com os discípulos e discípulas de Prabhupada. Ele é muito amoroso com os devotos em geral, sem parecer fazer distinção entre quem é, e quem não é discípulo seu...

O darshan dado por ele em Mayapur para os alunos e professores estava marcado para 'as cinco da tarde. Depois de marcar ele ficou sabendo que coincidiria com o horário da procissão na qual as Deidades de Radha Madhava sairiam para passear no topo de elefantes. Ele quis mudar o horário para estar presente na procissão e fazer o puja para as Deidades. Mas, como era sábado, já não dava para avisar todos os alunos. Então ele preferiu não desmarcar o darshan e fazê-lo mais breve. Ao falar para todos os alunos e professores ele se desculpou pelo erro de marcar na mesma hora e por ter que abreviar o encontro, mas, prometeu que nos receberia em outra oportunidade. Pediu que os diferentes grupos de devotos vindos de diferentes partes do mundo levantassem a mão para se apresentar. Ele ficou contente, agradeceu a todos, motivou todos sobre a importância de estudar sistematicamente os livros de Prabhupada, disse que ele só tem o título Bhakti Sastri, que no tempo dele ainda não havia Bhakti Vaibhava... Falou disso com bom humor e todos se deleitavam em perceber o grau de empatia com o qual ele procurava se relacionar...

Por fim, mandou fazer duas filas, uma de homens e outra de mulheres para receber de suas mãos um ladhu vindo do Templo de Jagannatha da Iskcon. Claro que eu não iria perder esta chance e fui o primeiro da fila!

Se nós que estamos saudáveis fazemos austeridades para a prática da consciência de Krishna, imaginem as austeridades dele! Ainda assim, ele mantém seu bom humor e espírito missionário. Jayapataka Swami é um vaishnava que se distingue entre milhares. No Chile, no meio da palestra da festa de domingo ele contou sobre seu acidente, desculpou-se por ainda ter sequelas e agradeceu um a um a todos os discípulos que o servem em suas necessidades básicas. A sinceridade de suas palavras de agradecimento era visível por todos, e a dedicação dos discípulos, exemplar.

Em Mayapur eu sempre saía em parikrama com alguns devotos. Em muitos lugares distantes e ermos os devotos locais se aproximavam e falavam dele. Uns diziam: "Jayapataka Swami gosta muito de nosso guru-maharaj, quando eles se encontram aqui Jayapataka Swami o abraça." outros dizem: "Este lugar santo é apreciado por muitos devotos avançados da ISKCON, Jayapataka Swami rola na terra do chão daqui, sempre que o visita". Ele parece ser muito querido na região de Mayapur.

A velhice, a doença e a morte têm atingido muitos discípulos avançados de Prabhupada. Certamente eles não sentem este efeito tanto quanto nós o sentimos, nós ficamos perplexos enquanto observamos os movimentos da vida... Eles estão dando exemplo de como viver, como adoecer e como morrer... Quase todos os discípulos de Bhaktisiddhanta tiveram vida longa. Prabhupada, que saiu deste mundo aos 81 anos de idade, saiu "jovem". Muitos de seus irmãos espirituais passaram dos cem anos. Mas, os discípulos de Prabhupada estão indo no momento de plena maturidade, isso é desconcertante para nós. Sabemos que muitos adoeceram por conta das rigorosas austeridades feitas nos anos de pioneirismo do Movimento. Eles se entregaram e viveram em clima de estresse constante para, sem maturidade e experiência, administrar a Sociedade de Prabhupada de acordo com o desejo de seu Acarya Fundador. Temos uma dívida imensa com todos eles, mas, só podemos nos dar conta disso quando o modo da bondade praticado por nós, produzir seus efeitos. Enquanto permitirmos que os modos inferiores da natureza influenciem nossa inteligência, mente e sentidos, teremos nossa percepção de mundo distorcida e seremos incapazes de apreciar as virtudes de grandes personalidades como esses devotos, que, livres de inveja, dedicam-se 'a propagação dos santos nomes.

Jayapataka Swami se mantém ocupado em serviço a Prabhupada no Dhama de Mayapur. Ele continua pregando as glórias de Gauranga, continua levando entusiasmo para os devotos em geral e continua participando da administração do Projeto, ainda que de maneira mais moderada. Antes do darshan com o Mayapur Institute, ele estava em reunião com os representantes dos grupos de estrangeiros residentes em Mayapur para discutir desenvolvimento social. Que Krishna lhe dê muitos, e muitos anos de vida mais!!!

Em amor e confiança
seu servo
Dhanvantari Swami





Devoto

Nombre de Usuario: Devoto

Mensaje Número: 1689
Registrado: 03-2003
Enviado Domingo, 11 de Diciembre de 2011 - 07:42 pm:   

Hare Krsna. pamho agtsp.

Sera por favor prabhus q alguien podria traducir al espanol esta importante carta? www.istagosthi.com/es/messages/48/259214.html

muy agradecida.
en servicio, sarvani dasi

Agregue su Mensaje Aquí
Envío:
Negrita Itálica Subrayado Crear hiperenlace Insertar una imagen prediseñada

Usuario: Información de envío:
Esta es un área privada, sólo los Usuarios Registrados y los Moderadores pueden enviar mensajes desde aquí.
Contraseña:
Opciones: Permitir código HTML en el mensaje
Actvar URLs automáticamente en el mensaje
Acción:


Administración

Terminar Sesión
Dona al Istagosthi Virtual

Página Previa

Próxima página