.

Nota de falecimento de Jaya Devaki dd...

Istagosthi Virtual » Avisos y Anuncios Generales » Avisos sobre devotos... busqueda, enferemedad, etc. » Devotos que dejaron el cuerpo » Nota de falecimento de Jaya Devaki dd (HDG) « Previo Próximo »

Autor Mensaje





Web Servant

Nombre de Usuario: Admin

Mensaje Número: 2243
Registrado: 12-2002
Enviado Martes, 18 de Enero de 2011 - 07:42 pm:   


Queridos (as) devotos (as)
Por favor aceiten minhas reverenças
Todas as glórias a Srila Prabhupada!

É com enorme pesar que informamos aos vaishnavas e vaishnavis deste fórum o falecimento de uma grande devota da congregação do Rio de Janeiro. Trata-se da M. Jaya Devaki Devi Dasi (hdg), devota nascida em Araraquara, SP, que prestou inúmeros serviços à instituição de Srila Prabhupada, especialmente no ISKCON-Ashram Vrajabhumi e na ISKCON-Rio.

Na verdade, tive a fortuna de acompanhar a sua vida espiritual desde os seus primórdios, conhecendo-a numa de uma das minhas visitas a um programa muito bem-sucedido que havia na cidade de São Carlos, liderada por M. Yukta-Vairagya DD (hdg). Logo depois de ter se tornada devota, M. Jaya Devaki, juntamente com mais dois devotos, acompanhou M. Yukta-Vairagya para Teresina, PI, onde ela serviu esta missão de diferentes maneiras. Naquela situação específica, ela dedicou-se principalmente à distribuição de livros e à pregação para o público local. Quando a missão em Teresina foi fechada, M. Jaya Devaki recebeu sua iniciação espiritual e se transferiu para o Ashram Vrajabhumi com seu noivo, o Prabhu Jayadvaita (hdg), com quem posteriormente se casou. Todos nós do Ashram Vrajabhumi temos uma imensa gratidão e afeição a ela, que juntamente com outros devotos foi uma grande guerreira e peça-chave para a estruturação desse projeto da ISKCON de Teresópolis. Além de ter se ocupado diretamente no puja de Suas Onipotências Sri Sri Krishna-Balarama e de também ter assumido a cozinha das Deidades por um longo tempo, M. Jaya Devaki foi abençoada por Krishna com uma enorme habilidade no campo da culinária, tendo ministrado vários cursos nessa área, cursos esses que eram acompanhados de muita pregação, já que ela era também bastante entusiasta em disseminar a consciência de Krishna.

Não sei dizer ao certo, mas M. Jaya Devaki ficou muitos anos cozinhando de segunda a segunda para os devotos do Ashram, bem como coordenando o restaurante aos finais de semana. Se o Ashram Vrajabhumi chegou aonde chegou temos plena consciência que grande parte do seu sucesso certamente se deve ao empenho, esforço e, acima de tudo, devoção por Krishna dessa querida devota. Ela era uma pessoa bastante agradável, animada e amiga. Além disso, ela era muitíssima prestativa – especialmente quando se tratava de cozinhar para os sannyasis que vinham nos visitar. Nos últimos dois anos, M. Jaya Devaki passou a viver no Rio, onde residia próximo ao Templo. Foi ela que praticamente abriu o restaurante da ISKCON-Rio nos finais de semana, local atualmente freqüentado quase semanalmente por pessoas bastante interessantes, tais como os atores Paulo Beti, Cauã e Grazi Massafera. Além disso, ela era que estava sempre na frente dos vários eventos que aconteceram com a parceria Rio-Vrajabhumi e que se chamavam “Noite de Vraja”.

Sempre muito entusiasta M. Jaya Devaki fez parte do grupo que gravou o DVD com o cantor Nando Reis, tendo participado nos diferentes programas que tanto beneficiaram a pregação no Brasil, tais como “Big Brother”, “Altas Horas”, “Caldeirão do Huck”, “Domingão do Faustão”, “Pânico na TV”, etc. Além disso, quando o programa da apresentadora Ana Maria Braga visitou Vrajabhumi e fizeram uma excelente reportagem, foi ela que ensinou o Brasil a preparar Hallava e oferecê-la a Krishna. Ela também deu assessoria à TV Globo na ocasião da novela “Caminhos da Índia”. Mas ela não era simplesmente uma cozinheira. Quando visitava sua família em Araraquara, M. Jaya Devaki pregava com muita força, tanto é que uma de suas irmãs acabou se tornando devota. Trata-se da M. Govinda Venu (cms), que, juntamente com seu esposo Harideva (cms), foram também viver no Ashram Vrajabhumi, onde continuam servindo de forma excelente. Mas, a sua pregação não parou por aí, já que sua irmã mais velha e seu esposo, a Luciene e o Bhakta Maurício (cms), também se tornaram devotos e oferecem sua casa como base para os sankirtaneiros de São Paulo.

Ontem, domingo, próximo às dez da manhã, essa devota querida por todos nós nos deixou, tendo sido vítima de uma agressão desmedida por arte de um monstro bêbado e intoxicado que a atacou violentamente causando-lhe a morte. Embora uma grande onda de sofrimento tenha tomado conta de nós, pela graça de Krishna, temos conseguido nos manter firmes para receber os parentes e amigos e consolá-los. Ontem houve luto na ISKCON-Rio e, por conta disso, cancelou-se o festival de Domingo, mas, como uma oferenda a ela, os devotos fizeram o sacrifício lendo o terceiro capítulo da Bhagavad-gita e executaram bhajan na sala do templo. Pedimos a todos que dirijam suas orações a ela e, se possível, organizem o mesmo sacrifício da Bhagavad-gita em seus respectivos templos e lares. Sabemos que os vaishnavas são muito poderosos e queridos por Krishna. Desse modo, Krishna é incapaz de recusar o pedido dos Seus devotos para dar uma proteção especial a uma de Suas queridas servas. Todos os procedimentos aconteceram de maneira bastante rápida, já que contamos com a ajuda providencial do devoto-delegado, Ujjwala Prabhu. Os familiares já chegaram ao Rio e estão levando o seu corpo para Araraquara, onde, de acordo com a decisão da família, seu corpo ela será sepultado. Alguns de nós iremos para lá acompanhados de diferentes tipos de maha-prasada, tais como guirlandas, maha-tulasi, água do radha-kunda, etc., onde faremos o ritual final. De qualquer modo, pedimos também que os membros da ISKCON se unam numa corrente de orações pela sua proteção.

Seus servos,
Chandramukha Swami, Gaura-Hari Das e Lilaraja Das



Queridos Devotos,

Jaya Srila Prabhupada! Como todos vocês, fiquei profundamente chocado e entristecido pelas noticias da nossa querida Jaya Devaki.

Em momentos como este, unicamente nosso conhecimento de Krishna, e de Seu plano divino de salvar todos nós, nos da forças para enfrentar uma perda tão grande.

Candramukha Swami, Gaura Hari Prabhu e Lilaraja Prabhu descreveram eloquentemente as qualidades tão excelentes e admiráveis de Jaya Devaki.

Nossa única consolação é nosso infalível conhecimento do amor infinito que Krishna tem por Jaya Devaki, e dos mil arranjos que Ele já esta fazendo para a perfeita e eterna felicidade dessa devota tão amada por todos nós.

Em tragédias como essa apreciamos mais que nunca o valor de um devoto.

Sugiro que nos lugares onde Jaya Devaki fez tanto serviço, os devotos tomem providencias para comemorar em forma permanente o que ela fez para a missão de Srila Prabhupada e assim para o bem estar do mundo.

Com meus melhores votos,
Hridayananda das Goswami



PAMHO, AGTSP!
Queridos devotos,

Gostaria de informá-los que acaba de ser preso e já se encontra na Divisão de Homicídios da Barra da Tijuca o assassino confesso da nossa querida Jaya Devaki dd, Francisco Javier Sosa.

Peço encarecidamente a todos deste forum que não peçam maiores informações sobre a forma como ocorreu este crime bárbaro. Não faz parte de nossa tradição nos apegarmos a detalhes do desaparecimento de um devota.

O mais importante neste momento é glorificarmos suas qualidades indiscutíveis e orarmos ao Senhor Supremo Sri Krishna para proteger esta estimada devota.

seu servo, Gaura Hari das.

Agregue su Mensaje Aquí
Envío:
Negrita Itálica Subrayado Crear hiperenlace Insertar una imagen prediseñada

Usuario: Información de envío:
Esta es un área privada, sólo los Usuarios Registrados y los Moderadores pueden enviar mensajes desde aquí.
Contraseña:
Opciones: Permitir código HTML en el mensaje
Actvar URLs automáticamente en el mensaje
Acción:


Administración

Terminar Sesión
Dona al Istagosthi Virtual

Página Previa

Próxima página